...
ESCOLA VINTE E CINCO DE MAIO JUNTAMENTE COM FAMÍLIAS DO ASSENTAMENTO VITÓRIA DA CONQUISTA ENTREGAM MAIS DE 3.500 KG DE ALIMENTOS ORGÂNICOS PARA O PROJETO ORGÂNICO SOLIDÁRIO EM FLORIANÓPOLIS.
Fot
Por: Janaina dos Santos
f
O projeto acontece com a participação da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) com auxílio do projeto Pet Educampo.
A Tutora do projeto Pet Educampo da UFSC Thaise Guzzati, explica:
" O projeto se materializa através de doações, todo o trabalho de organização das cestas, desde as encomendas são realizados por pessoas voluntárias, professores, bolsistas e demais. O projeto Orgânico Solidário foi pensado com finalidade dupla, incentivar agricultores familiares e escolas a produzir de forma orgânica e facilitar o escoamento de sua produção, e também por outro lado oferecer frutas, legumes e verduras para famílias de Florianópolis que se encontram em situação de insegurança alimentar".
Ainda neste dia esteve no Centro de Educação da UFSC a feira de produtos da Reforma Agrária que
esteve comercializando alimentos orgânicos aos professores e servidores.
A entrega e a feira deste mês de abril marcam dois anos do projeto Orgânico Solidário que vem contribuindo e mudando a vida de diversas pessoas.
Como forma de memória, registro e síntese de aprendizagem coletiva o programa construiu um livro que sintetiza essa experiência desde a iniciativa, as dimensões e todo o trabalho realizado.
A Escola Vinte e Cinco de Maio através de professores estudantes e comunidade escolar envolvida parabeniza o projeto Orgânico Solidário, por iniciativa tanto social como ambiental, acredita que o acesso a alimentação orgânica de qualidade deve ser um direito garantido para todos.
Parabenizamos também as famílias do MST que residem no Assentamento Vitória da Conquista e que produzem o alimento orgânico, prática esta que vai no contramão do atual modelo de produção, agronegócio.
Este é o dever do grupo familiar camponês cuidar do ser humano, cuidar da natureza, tornar esse processo de produção harmonioso e sustentável.
LUTAMOS POR UMA FORMA DE PRODUÇÃO AGRICOLA LIMPA, PELO RESPEITO À VIDA AO MEIO AMBIENTE E ÀS RELAÇÕES HUMANAS, AGROECOLOGIA É O CAMINHO!